Implantando as Boas Práticas de Fabricação – Parte 2, DICAS SOBRE TREINAMENTO!

Imagem

Bom dia pessoal! Como passaram o Natal?

Como prometido, hoje o post é sobre dicas para treinamento de Boas Práticas. Lembrando que o aprendizado é um processo CONTÍNUO. Tem começo, meio mas não tem fim. Conhecimento temos sempre que reciclar, relembrar. Vamos às dicas?

DICA Nº 1:

CONHEÇA o público para quem você irá aplicar o treinamento. Quantos são, qual o grau de escolaridade. Pouca gente pensa nesses pequenos detalhes mas que fazem total diferença. No meu caso (e creio que será o mesmo de vocês) haviam alguns funcionários com dificuldade de leitura, problemas de vista e analfabetos. Portanto é importante que a apresentação seja o mais ilustrativa, objetiva e didática possível. Nada de blocos de texto.

DICA Nº 2:

PLANEJE. Não pegue o treinamento que a prima da vizinha da sua amiga aplicou. Ele não servirá para você. Monte o seu treinamento com base nos problemas evidenciados no seu plano de ação e no checklist que você aplicou previamente onde vão constar as dificuldades da realidade do SEU local de trabalho. Use exemplos práticos do dia a dia, utilize vídeos com áudio, dê exemplos de outros locais onde você trabalhou. Você vai atingir o seu colaborador no ponto chave das dúvidas dele.

DICA Nº 3:

Aproxime o assunto do treinamento com o COTIDIANO. O colaborador precisa sentir a veracidade do que você está dizendo. Por isso faça analogias, conte histórias de outros locais. Quando fui aplicar treinamento no local onde trabalho, fiz uma coletânea de casos de intoxicação alimentar coletiva e problemas de segurança alimentar em geral como o caso dos hotéis do Rio de Janeiro, a barata que apareceu no sanduíche do Subway. Usei na maioria casos que ocorreram aqui em Brasília para exemplificar. Coletei dados de fiscalização aqui do Distrito Federal (no site da ANVISA). Você no seu caso pode fazer isso pesquisando no local onde mora.

DICA Nº 4:

TENHA EM MENTE e passe adiante que ter Boas Práticas de Fabricação NÃO É DIFERENCIAL. É LEI! Quando for expor as regras estabelecidas pela ANVISA em seu treinamento, cite a fonte e deixe expressamente claro de que são normas ditas pela legislação e não por você ou pela gerência. E como toda norma, deve ser respeitada.

DICA Nº 5:

Utilize o termo COLABORADOR. Dizer “manipulador de alimentos” não está errado, mas restringe muito no entendimento dos funcionários. Muitas das regras de Boas práticas valem inclusive para quem circula na cozinha como : funcionários da limpeza. Aqui no meu caso como trabalho com hotelaria temos os stewards de cozinha que são funcionários de limpeza e precisam como os demais estar paramentados com toucas e uniformes limpos.

DICA Nº 6:

Seja FIRME e SEGURA das suas informações. Principalmente no que for gerar mais polêmica. Dizer “Eu acho”, “Não tenho certeza” acaba com a credibilidade do que foi dito. Se não sabe ao certo a confiabilidade de algo, simplesmente não diga. Evite passar algo que não tenha completo domínio. Prepara-se para perguntas e tenha respostas precisas e esclarecedoras para que não fiquem dúvidas pairando no ar.

DICA Nº 7:

CUIDADO COM O TEMPO. Isso vale para qualquer treinamento. Não extrapole 1 hora. Se acha que vai passar disso, divida o treinamento em 2 ou 3 dias. Não se atrase para começar e não demore para encerrar. Um lanchinho no final, um café e uma água são sempre bem-vindos.

Essas foram as minhas dicas, espero que tenham gostado!
Vou finalizar o post com um vídeo muito legal que uso nos meus treinamentos que além de orientar quanto às Boas práticas, “quebra o gelo” e garante boas gargalhadas, EU GARANTO!

Sobre Nutriuan Assessoria e Consultoria em Nutrição

Dia a dia, dicas e conteúdo informativo para as nutricionistas de primeira viagem que caíram de paraquedas na profissão de nutricionista, em especial da área de produção de alimentos.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Implantando as Boas Práticas de Fabricação – Parte 2, DICAS SOBRE TREINAMENTO!

  1. Marta Suzana disse:

    Muito legal essa postagem…tambem to na fase de implantar o manual e essas tuas dicas me ajudaram muito pois eu nem sabia por onde começar pois estou tendo o meu primeiro emprego agora…Valeu, vou acompanhar sempre! Bjs

    • nutriuan disse:

      Olá Marta! Esta fase é bastante delicada, um passo em falso e todo o trabalho fica comprometido né? Também já tive as mesmas dúvidas que você no meu primeiro emprego, fique tranquila e faça tudo à luz da legislação federal e de sua região que vai dar tudo certo 🙂 Continue nos acompanhando e obrigada pela sua visita!

  2. Anônimo disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, a nutricionista obrigatoriamente é RT do local onde presta assessoria?

Deixe o seu comentário ;)